15.4.12

Wikipédia, a enciclopédia livre a gora é parceira do Mídia Ecoporanga

Ssc2004-05b.jpg
90377 Sedna é um objeto transnetuniano descoberto em 2003, que atualmente está cerca de três vezes mais longe do Sol que Netuno. Sua órbita é extremamente excêntrica, com um afélio de cerca de 960 UA (32 vezes a distância de Netuno), tornando-o um dos objetos mais distantes conhecidos no Sistema Solar além de cometas de longo período. Sedna é quase certamente um planeta anão, porém a União Astronômica Internacional ainda não o designou formalmente como tal. Mesmo com aproximadamente dois terços do tamanho de Plutão, sua distância do Sol dificulta a determinação de sua forma, então não se sabe se está em equilíbrio hidrostático. Análisesespectroscópicas revelaram que a composição da superfície de Sedna é parecida à de outros objetos transnetunianos, sendo principalmente uma mistura de gelo de água, metano e nitrogênio com tolinas. Sua superfície é uma das mais vermelhas no Sistema Solar. A órbita extrema de Sedna, com um período orbital de cerca de 11 400 anos e um perélio de 76 UA, tem criado muitas teorias sobre sua origem. OMinor Planet Center classifica Sedna como um objeto do disco disperso, um grupo de objetos enviados a órbitas alongados pela influência gravitacional de Netuno. (leia mais...)




Leonardo da Vinci
Nasceram neste dia…
Morreram neste dia…
Outros dias: 13 · 14 · 15 · 16 · 17 | ver todos…
Wbar purple2.jpg
Red-eared sliders and Mallard in Golden Gate Park 1.jpgUm pato-real junto a tartarugas-do-ouvido-vermelho no Parque Golden GateSão FranciscoEstados Unidos.
Fangio.png
Sobre esta imagem



Flag of Guinea-Bissau.svg
Mortes recentes – Mais eventos atuais

Wikinotícias Veja mais no Wikinotícias
QA icon.svg Sobre a Wikipédia
Crystal Clear app package network.png Wikipédia em outros idiomas
  • Wikipédias com mais de 1 000 000 de artigos:
Deutsch (alemão) · English (inglês) · Français (francês) · Nederlands (neerlandês)
  • Wikipédias com mais de 500 000 artigos:
Español (espanhol) · Italiano · 日本語 (japonês) · Polski (polaco/polonês) · Português · Русский (russo)
  • Wikipédias com mais de 250 000 artigos:
Català (catalão) · 中文 (chinês) · Suomi (finlandês) · Norsk (norueguês) · Svenska (sueco) · Українська (ucraniano) · Tiếng Việt (vietnamita)
Wikimedia-logo.svg Projetos Wikimedia
A Wikipédia existe graças à Wikimedia Foundation, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:


Nenhum comentário: